Sustentado na concepção de que é indispensável escutar o jovem para que a escola melhore, o filme Fora de Série é produzido a partir de entrevistas, dispositivos reflexivos e filmagens de espaços-tempos significativos com estudantes de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 14 escolas públicas do Rio de Janeiro. O documentário revela trajetórias de escolarização e percursos biográficos de jovens que se encontravam em situação de defasagem escolar à época das filmagens, entre 2015 e 2016.


As histórias de José Gerardo, Francisca Clarice, Tamiris da Silva, Leonardo de Souza, Maycon Pereira, Michael John, Thiago Andrade, Maria Nunes, Thayonara da Silva, Jhonata Barbosa, Ellen Pinheiro, Alexandre Guimarães e Pedro Bruno, apresentam panorama do cotidiano de estudantes que precisaram deixar a escola e lutaram para terminar seus estudos.

 

O filme revela narrativas de jovens que denunciam sistema escolar que pouco dialoga com seus desafios relacionados, por exemplo, com a falta de assistência com transporte escolar, a conciliação com estudos e trabalhos, a relação com professores desmotivados e escolas pouco democráticas. Mas, que também dão testemunho de que a escola e muitos professores podem ser porto seguro e suporte para a superação dos desafios que enfrentam na retomada da escolarização. São assim jovens que seguem apostando na escola e que resistem na  busca de seus direitos a uma educação pública de qualidade


Para registrar essas histórias e experiências, o longa utiliza, além de entrevistas em profundidade, outros dispositivos: foram realizadas rodas de conversa; exercícios de análise fotográfica; diários de bordo visuais, os entrevistados receberam câmeras para contarem suas histórias; e seus cotidianos foram acompanhados.

Fora de Série é um filme de pesquisa produzido pelo grupo de pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Clique em FILME E PESQUISA para saber mais sobre a pesquisa.

realização
Observatório Jovem do RJ
UFF | Univesidade Federal Fluminense
UERJ | Universidade do Estado do Rio de Janeiro
APOIO
CNPq
Faperj
REDES
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram